Panic Operation: Como controlar suas emoções para não fazer besteira

No último vídeo que lancei com as Três dicas de ouro para facilitar sua operação, falei rapidamente sobre o aspecto emocional do Swing Trade, por isso (e pelo momento atual do Bitcoin), resolvi abordar uma das ações mais comuns em momentos de queda: o Panic Operation.

Esse termo é um neologismo que criei para abordar dois tipos de ondas do mercado motivadas por fatores emocionais: o Panic Buy e o Panic Sell.

Realizar operações guiadas por um desses fatores é um erro comum tanto para iniciantes quanto para operadores velhos de casa, abaixo você saberá o por quê.

Situações de Pânico, o que são?

Esperar o mercado demonstrar sinais claros de que está "positivo" é uma das piores estratégias para se entrar em operação.
Esperar o mercado demonstrar sinais claros de que está “positivo” é uma das piores estratégias para se entrar em operação.

Quando o mercado está inflado com pessoas que estão comprando um ativo simplesmente porque ele está valorizando, assim que a onda de novos “investidores” para, os mais experientes começam a realizar seus lucros sabendo que o movimento está chegando perto do fim.

Esse momento é chamado de “estouro da bolha”, já que a queda começa a assustar aqueles que acreditavam que o valor só iria subir, fazendo-os venderem tudo o que tem em pânico mesmo se estiverem em prejuízo. Esse é o famoso Panic Sell.

O movimento contrário a esse é o “começo da bolha”, onde os rumores de “lucro garantido” e “lamborghinis diariamente” começam a ser lançados. Quando isso ocorre, muitos correm e compram posições nesse mercado com medo de “perderem o trem”, está feito o Panic Buy. Quando o número de novos participantes se esgota, o Panic Sell acima entra em ação e o ciclo recomeça.

Agora, se você acha que isso só ocorre em movimentos longos (de dias e meses), você está muito enganado.

Quem opera pode muito bem cair em movimentos de Panic Buy e Panic Sell motivados por velas de 1 minuto/5 minutos. A maior incidência desse erro é causada pela inexperiência, já que a estratégia serve exatamente para evitar as armadilhas que sua emoção cria.


Estratégia

Sinal de entrada na TRX com nosso indicador próprio (SAP) e acima da MM200.
Sinal de entrada na TRX com nosso indicador próprio (SAP) e acima da MM200.

Quem entra em uma guerra sem estar preparado para todas as situações possíveis? Ninguém, não é? Então pare de ser maluco e comece a traçar estratégias para suas operações, pensando em todas as situações possíveis de lucro e prejuízo, com saídas para ambas.

Ao definir a estratégia, é importante se atentar a tendência do momento e o tempo de duração da operação.

Se você está em Day Trade, é imprescindível calcular bem sua entrada na operação (se for long – entrada no suporte, se for short – entrada na resistência) e definir bem o stop-loss em algum ponto de reversão da pequena tendência que você está entrando.

Se você está em Swing Trade, as mesmas regras do Day Trade se aplicam, porém, sua estratégia terá de ser muito bem definida para evitar situações de pânico que podem fazê-lo realizar ações fora de hora, quebrando completamente sua estratégia, linha de raciocínio e acarretando sempre em prejuízo.

Como o Swing se estende por períodos mais longos e quem opera gosta de ficar sempre de olho nas variações de preço, uma queda pode gerar o ímpeto de querer realizar alguma ação, quando isso acontecer…


Não faça nada!

Eu sei que dá uma vontade imensa de vender quando um candle vermelho aparece na tela, mas se você criou uma estratégia pensando em todas as possibilidades, tudo sempre estará de acordo com o seu plano.

Quando digo isso, significa que você está ciente que na sua estratégia, por exemplo, você pode perder 15%/20% de seu capital ou pode ganhar 50% a mais.

É importante que você tenha certeza das perdas porque, obviamente, são elas as que geram as reações de pânico, logo, com uma boa estratégia, você não precisa se preocupar com quedas bruscas a não ser que estas executem a sua ordem de stopNesse caso, se não tiver uma nova estratégia preparada, é hora de respirar fundo e com calma, criar uma nova.

Agora, se você está em Day Trade, não precisa forçar operações. As vezes esperar o mercado positivar para realizar esse tipo de operação curta é melhor do que fazer entradas de risco com pouca garantia de retorno.

A importância de seguir uma estratégia vem basicamente em saber que nosso corpo não foi biologicamente preparado para tomar decisões em um mercado de ações, mas sim de nos prevenir de riscos.

Essa defesa natural é um empecilho, já que no mercado (principalmente o de criptomoedas) variações bruscas são comuns e a melhor forma de “anular” essas emoções, é prevendo todas as situações possíveis e enviando um sinal de “está tudo ok” para seu cérebro ficar um pouco mais tranquilo.


Espero que o texto tenha sido esclarecedor sobre a importância de criar uma estratégia para conseguir controlar suas emoções e espero, do fundo do coração, que ele sirva de ajuda para você em suas operações daqui para a frente.

O método (e talvez o erro) mais comum de se investir em um ativo, é porque “fulano está comprando e ganhando muito dinheiro com isso”. Se você ainda está nessa “faixa”, sugiro recomeçar do zero, aproveitar os nossos materiais de estudo para finalmente entender no que você está investindo para por fim, criar uma estratégia.

Até a próxima!

As aulas saem todos os Domingos para os assinantes e são liberadas para a comunidade todas as Quartas-Feiras.
div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-image: url(http://www.cripito.com/wp-content/uploads/2018/04/rain-from-golden-coins-business-financial-concept-animation-of-falling-golden-coins-on-white-background-hq-video-clip-with-alpha-channel_nu4ay16ox__F00031-e1522822538118.png);background-color: #ffffff;background-size: cover;background-position: top center;background-attachment: scroll;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 400px;}